09 julho 2015

[Resenha] Cidades de Papel- John Green

Título: Cidades de Papel
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Ano de Publicação: 2013
Número de Páginas: 368
Skoob: Adicione

 Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.
Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.
Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia. 



Oi gente! tudo bem com vocês?
Eu não sei ao certo quanto tempo este livro (que é da minha cunhada) ficou comigo, na minha estante esperando para ser lido. Se eu soubesse que a leitura seria tão divertida e tão rápida eu com certeza teria lido antes.

Em Cidades de Papel somos apresentados a Quentin Jacobsen, um nerd engraçado e sua amiga de infância Margo Roth Spiegelman. Q é apaixonado pela amiga/vizinha e essa paixão se estende mesmo após ambos se afastarem com o tempo. Em uma noite qualquer, Margo surge na janela do garoto com a cara pintada, como se fosse para uma guerra e pede a sua ajuda para executar um plano de vingança contra algumas pessoas. Quentin aceita e parte para uma noite de aventuras. No dia seguinte, o coitado fica todo apreensivo, imaginando que após a noite anterior Margo e ele finalmente vão voltar a ser amigos. Só que a menina some, desaparece. Q logo encontra algumas pistas deixadas por ela e decide segui-las até encontrar Margo, pois imagina que é isso que a menina deseja.


Eu não vou negar para vocês que Cidades de Papel me surpreendeu. Eu não sou fã de John Green, então não tinha nenhuma expectativa quanto a este livro. Além disso li várias resenhas onde a maioria do pessoal não havia gostado por conta do final. Eu particularmente tenho que discordar. Eu gostei muito do final justamente por não ser clichê. É diferente e arriscado (como disse minha amiga Joana).
A linguagem jovem que o autor usa torna a leitura leve e agradável. Além disso o livro não é longo e como a história prende o leitor por conta do misterioso sumiço de Margo, é quase impossível parar de ler. Eu mesma fiquei super ansiosa para saber pra onde ela tinha ido, o motivo da partida e se Q iria realmente conseguir encontrá-la.
"É muito difícil ir embora - até você ir embora de fato. E então ir embora se torna simplesmente a coisa mais fácil do mundo." pág. 262
 Como já disse, gostei muito do livro e me julguem, mas gostei mais de Cidades de Papel do que de A Culpa é das Estrelas. As várias mensagens que o livro traz também me agradaram muito e me levou a refletir sobre as escolhas que fazemos para nossas vidas.

ah! o filme baseado no livro estréia hoje nos cinemas e estou muito afim de conferir. Quem sabe em breve conto para vocês o que achei... mas isso não é uma promessa rsrs já aviso.



um beijo e até o próximo post! <3

8 comentários:

  1. Heey!!
    Eu já li esse livro e devo dizer que não gostei muito haha, sei lá, as mensagens que o livro passa são boas, mas o modo como as coisas se desenrolam não me agradou muito...
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério Guilherme? vc faz parte desta massa que não gostou? rsrsrs eu gostei, me agradou muito :) bjo

      Excluir
  2. Vou ler antes de assistir o filme.
    Ainda não li nenhum livro desse autor rsrs
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. siiimm! recomendo que leia antes de assistir :)

      Excluir
  3. Oiee
    Estou louca por esse livro, principalmente, por causa do filme ;p
    Beijinhos Screepeer
    http://screepeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem bacaninha :) assisti o filme e gostei tbm! recomendo. <3

      Excluir
  4. Esse é o tipo de livro que todos leram menos eu - haha - pelo fato dele não ter me atraído e por causa de resenhas negativas de blogueiros que considero muito. Mas eu gosto mais de "Quem é você Alasca?" do que "A culpa é das estrelas" do John Green!

    Amei seu blogzito! Já to seguindo...

    Um abraço
    Um sujeito qualquer
    http://umsujeitoqualquer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é por isso q eu digo, para formar opinião, só lendo mesmo rsrsrs ainda não li Alasca, mas pretendo em breve ;) obrigadaaa! espero q volte sempre

      Excluir

Be Kind! ♥ Não aceitarei comentários com xingamentos.
Aceitarei e responderei cada comentário apenas depois de lê-los ♥