26 janeiro 2015

[Resenha] Mentirosos- E. Lockhart

 Título: Mentirosos
Autor: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Ano de Publicação: 2014
Número de Páginas: 271
Skoob: Adicione

Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence – neta primogênita e principal herdeira –, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais.

Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido... até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.


Oi gente! hoje eu vim contar para vocês o que eu achei do livro Mentirosos da E. Lockhart. Para começar eu acho super importante destacar que ler este livro não estava nos meus planos. Acontece que minha amiga, e blogueira Joana, pediu para que eu lesse o livro para que ela pudesse comentá-lo com alguém. Joana, deixo aqui o meu MUITO OBRIGADA por me "fazer" ler esse livro. Êta livro sensacional gente! Do jeitinho que eu amo.

Com a narrativa em primeira pessoa, o livro no começo possui uma leitura arrastada. Por esse motivo levei mais tempo do que esperava para terminá-lo. É recheado de suspense, de uma maneira bem sofisticada e possui um toque de romance. O livro contém metáforas espetaculares logo nas primeiras páginas. Separei aqui para vocês, um quote que expõe exatamente o que quero que vocês entendam:
Então sacou a pistola e atirou no meu peito. Eu estava em pé no gramado e caí. O buraco da bala se alargou e meu coração saiu rolando da caixa torácica até o canteiro. O sangue jorrava continuamente da ferida aberta,
depois de meus olhos,
meus ouvidos,
minha boca.
Tinha gosto de sal e fracasso. A desonra vermelho-vivo do desprezo encharcava o gramado diante da nossa casa, os tijolos da entrada, os degraus da varanda. Meu coração se debatia entre as peônias como uma truta.
Minha mãe me repreendeu. Disse para eu me recompor.
Em uma metáfora perfeita, Cadence fala da partida de seu pai. No primeiro momento imaginei que ela havia mesmo levado um tiro, mas ao ler a continuação dei risada e vi que na verdade era como ela estava se sentido diante da situação trágica.


A estória gira em torno da família Sinclair, onde todos passam as férias de verão em uma ilha particular. Cadence, a protagonista, e seus primos inseparáveis desde pequenos são chamados de Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, Cadence sofre um acidente estranho, e não se lembra de tudo. Após dois anos retorna a ilha para juntar as lembranças e descobrir o que realmente aconteceu. Não é o tipo de romance policial que eu estou acostumada a ler, mas me agradou muito. Na orelha do livro há uma breve descrição informando que "a prosa lírica e o estilo seco e denso farão você mergulhar na cabeça dos Sinclair", e eu concordo totalmente!

Não poderei dar mais detalhes pois tenho medo de estragar a surpresa que este livro guarda no final que NOSSA! É de deixar qualquer um boquiaberto. E o melhor de tudo é que durante toda a leitura a autora dá várias pistas, e é claro que eu só consegui ver que tudo fazia sentido depois que cheguei no desfecho rsrs. Vi que várias pessoas choraram com o final... acho que não sou tão sentimental pois não chorei galera, sorry!

Então, para finalizar, eu SUPER recomendo a leitura de Mentirosos. Após concluir a leitura acessem o fórum de discussão no próprio site da editora seguinte, é muito legal e você poderá compartilhar as suas impressões sobre o final sem estragar a "surpresa" com algum spoiler. Ou então façam como a Joana hahaha

um super beijo e até o próximo post!

7 comentários:

  1. Oiii, Carol! O livro é sensacional, né? Ele me deixou com raiva e também emocionada, fui uma leitura diferente e realmente a gente tem que gritar pro mundo como o livro é demais e merece ser lido por todos! Ótima resenha e amei saber que você também curtiu! Beijos :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  2. Não li esse livro ainda então não posso opinar, mas a resenha ficou ótima!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vc gostou Carol! Tava com medo de vc achar um porre, rsrs.
    O livro é isso mesmo, cheio de metáforas e lirismo, e acho q no começo foi isso que me conquistou, pq a narrativa é meio lenta e demora a desenvolver. Mas td vale a pena quando chegamos ao final e vemos que a autora é boa em nos enganar, rs. Infelizmente não podemos falar mais que isso, pra não estragar a experiência de leitura de ninguém, mas o conselho é: LEIA!
    Adorei as fotos!
    Bjos!

    http://seiqueeusei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, me deu até vontade de ler esse livro, parabéns!
    se puder dê uma olhada no meu blog
    http://vitainsanis.blogspot.com.br
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol.

    Mais uma indicação sua que pretendo ler. Todo mundo fala super bem desse livro e do quanto ele é surpreendente. Adorei sua resenha.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente amei Os Mentirosos. Foi um dos livros mais legais que li em 2014, e eu não esperava que fosse ser uma leitura tão boa. No começo do livro, juro que eu pensei que não iria dar em nada mais, uau. Melhor leitura ever!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei a ler Mentirosos já com altas expectativas porque o livro anterior da autora também é muito bom, mas ainda assim a Emily conseguiu me surpreender; gostei ainda mais do que achava ser possível. O final é mesmo de arrasar, não é? Mas o que mais me comoveu foi a narração, tão minimalista. Já estou contando os segundos para o próximo lançamento da autora ♥

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir

Be Kind! ♥ Não aceitarei comentários com xingamentos.
Aceitarei e responderei cada comentário apenas depois de lê-los ♥